NOSNOZ.png

 Curso online de Acompanhamento Terapêutico  e Psicanálise: uma abordagem clínica na infância e na adolescência

            O curso, destinado a profissionais e estudantes das áreas da Saúde e Educação, terá como objetivo investigar o campo do AT voltado para a infância e a adolescência, tomando a Psicanálise como referencial ético e teórico, e será ministrado por psicanalistas e acompanhantes terapêuticos que integram ou já integraram a Equipe Nós. Enfatizaremos a apresentação de casos clínicos para facilitar e complementar a transmissão dos aspectos teóricos.

         As aulas ocorrerão de forma sincrônica através da plataforma Zoom.us, às terças-feiras, das 19h às 21h, de 24 de agosto a 14 de dezembro de 2021, o que permitirá uma interação dinâmica entre professores e alunos. Pretendemos, assim, alcançar interessados em conhecer ou em se aprofundar na clínica do AT em várias localidades do Brasil e do exterior.

 

Conheça os ensinantes

Beatriz Helena Martins de Almeida (Supervisão e Coordenação)

Psicóloga. Psicanalista membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e do Fórum do Campo Lacaniano em São Paulo. Coordenou a Rede de Pesquisa “As Psicoses” entre 2002 e 2017 e atualmente coordena a Rede de Pesquisa “Psicanálise e Feminilidade” do FCL-SP. Coordenadora, professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Acompanhamento Terapêutico do Instituto A Casa. Supervisora clínica da Equipe Nós de Acompanhamento Terapêutico. Supervisora clínica de acompanhantes terapêuticos que acompanham famílias no Centro de Visitação Assistida do Tribunal da Justiça CEVAT. Co-organizadora do livro “Rede Clínica” (Ed. Escuta/FCL-SP, 2016). 

Carolina Ribeiro 

Psicóloga. Acompanhante terapêutica. Psicanalista membro do Fórum do Campo Lacaniano - São Paulo. Especialista em Constituição do sujeito e Psicanálise com crianças (DERDIC/PUC-SP). Fundadora e co-coordenadora no projeto Aprendimentos Clínicos - interlocuções psicanalíticas. 

Christopher Rodrigues Anunciação 

Psicanalista e psicólogo. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Professor no curso de psicologia da Universidade Nove de Julho. Co-coordenador do projeto Aprendimentos Clínicos – interlocuções psicanalíticas. Trabalhou em Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social - CREAS.

Elisa Band

Performer, encenadora e pesquisadora. Formada em Artes Cênicas-Unicamp. Professora do curso de performance do Programa Igual Diferente, do Museu de Arte Moderna -SP, diretora de teatro da ONG Ser em Cena e mestra pela Escola de Comunicações e Artes –USP . Suas áreas são teatro, performance, literatura..
 

Juliana Lope Alcântara

Acompanhante terapêutica formada pelo Instituto A Casa e psicóloga formada  pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.  

Maria Eduarda Lyrio Searson

Psicanalista com formação em Psicanálise pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientae. Acompanhante terapêutica formada pelo Instituto A Casa. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Pós-graduada em Psicanálise na Perinatalidade e Parentalidade pelo Instituto Gerar.

Mariana Emendabili

Fonoaudióloga. Acompanhante terapêutica formada pelo Attenda. Psicanalista em formação no Fórum do Campo Lacaniano - São Paulo. Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem  pelo LAEL/PUC-SP. Aprimoramento em Gerontologia com o foco em disfagia pela PUC-SP. Curso de Especialização em Linguagem pelo Núcleo de Formação em Clínica de Linguagem. 

Mariana Magalhães do Carmo

Psicóloga. Acompanhante terapêutica. Psicanalista com formação no Fórum do Campo Lacaniano - São Paulo. Aperfeiçoamento em Psicologia da Reabilitação pela AACD. Especialista em Constituição do sujeito e Psicanálise com crianças (DERDIC/PUC-SP).

Maria Tereza Castro Piedade

Psicanalista, psicóloga e acompanhante terapêutica formada pelo Instituto A Casa. Especialista em psicanálise e linguagem pela PUC/SP. Especialista em psicologia hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Capacitação em transtornos alimentares pela Unifesp. Mestre e doutoranda em Pediatria pela Unifesp.

Raphael Rodrigues Martins

Pedagogo, especialista em Culturas e Histórias Afro-brasileiras e Indígenas na Educação, acompanhante terapêutico formado pelo Instituto A Casa e frequentando o segundo ano do curso Conflito e Sintoma pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Acompanhante terapêutico no Programa de Esquizofrenia da Escola Paulista de Medicina/ Universidade Federal de São Paulo (PROESQ-EPM/UNIFESP)

Rosana Maria de Sousa

Psicanalista. Psicóloga. Acompanhante terapêutica com formação pelo Instituto A Casa. 

Victória Bragante

Psicanalista (Instituto Sedes Sapientiae), psicóloga (PUC-SP) e acompanhante terapêutica. Especialista em atendimento de casal e família (COGEA-PUC)

Grupos de estudos sobre Acompanhamento Terapêutico

 

A Equipe Nós de Acompanhamento Terapêutico irá iniciar um grupo de estudos, cujo objetivo é articular conceitos fundamentais da psicanálise de orientação lacaniana visando a discussão e construção de possíveis manejos clínicos diante dos desafios impostos não só pelos atendimentos em consultório e extramuros, mas também pelos atendimentos “extracorpos” tão necessários no momento atual de enfrentamento da pandemia COVID-19. 


A equipe Nós aposta que o dispositivo do Acompanhamento Terapêutico, com toda a sua trajetória subversiva, orientado pela psicanálise lacaniana seja um potente instrumento para o desenvolvimento da diferença entre uma clínica rigorosa de um posicionamento clínico rígido. 
Essa proposta de estudo abarca não só profissionais envolvidos com o estudo do acompanhamento terapêutico (AT), mas também aqueles que estejam inseridos no consultório, em hospitais, escolas, área jurídica, dentre outros espaços em que respostas rápidas são exigidas, e dúvidas e inseguranças são recorrentes.

 

Bibliografia principal: O Seminário, livro 1: Os escritos técnicos de Freud 

 

Frequência semanal, às quintas-feiras, das 15h às 16h30.

 

Início: 07/05/2020. É possível entrar no grupo após essa data.

 

On-line, através do zoom

Investimento: R$ 100,00 por mês.

Inscrições pelo e-mail: acompanhamentoterapeutico@gmail.com

 

Coordenadores:

Carolina Ribeiro - Psicanalista, psicóloga (CRP 06/104672) e acompanhante terapêutica. Graduada em Psicologia pela PUC-SP. Especialista em Constituição do Sujeito e Psicanálise com Crianças (DERDIC/PUC-SP). Membro da Equipe Nós – Acompanhamento Terapêutico. Fundadora e colunista no projeto Aprendimentos Clínicos – interlocuções psicanalíticas. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo (FCL-SP). 

 

Maria Tereza Piedade Rabelo - Psicanalista, psicóloga (CRP 94/948) e acompanhante terapêutica formada pelo Instituto A Casa. Especialista em psicanálise e linguagem pela PUC/SP. Especialista em psicologia hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Capacitação em transtornos alimentares pela Unifesp. Psicóloga hospitalar no hospital de oncologia pediátrica Graacc/Unifesp. Membro da Equipe Nós – Acompanhamento Terapêutico. Mestre pelo Departamento de Pediatria da Unifesp/SP.

NOSNOZ.png

Ficou com alguma dúvida?
E-mail: equipenos.at@gmail.com
WhatsApp: (11) 94534-2424
Instagram: @equipe_nos
Facebook: /nos.acompanhamentoterapeutico